quarta-feira, 22 de março de 2017

EDP Meia Maratona de Lisboa

Uma das provas que eu mais ansiava por fazer, a minha primeira participação numa EDP Meia Maratona de Lisboa. Como todas as provas, os dias que antecedem são extremamente stressantes e de grande nervosismo. A corrida era só no domingo mas na noite de sexta-feira já pensava "será que vou chegar a horas à corrida", "aonde vou deixar o carro" que transportes e a que horas os apanho". Estas questões não me saiam da cabeça.



E o grande dia tinha chegado. Eram 6 da manhã lá estava eu a acordar, sono nem vê-lo. E 10 min. antes já tinha conseguido chegar a Belém para apanhar o Comboio, onde já se encontravam meia dúzia de pessoas que também iam participar na corrida.

Primeiro Comboio, a seguir Metro do Cais-do-Sodré ao Arreiro e novamente Comboio até ao Pragal.  

Cada vez ia-se aglomerando o número de pessoas, tudo a dirigir-se para as portagens, da ponte 25 Abril.

  Cheguei à zona da partida ainda faltava 2h para o inicio, mas agora já mais tranquilo por ter conseguido chegar a tempo, agora só me restava esperar pelas 10h. A zona onde se fazia a junção das pessoas para a Mini Maratona e para a Meia Maratona começava a encher rapidamente e o tempo parecia voar.

Á medida que o tempo ia passado, e X em X tempo, as pessoas que se encontravam na frente da partida, eram mandadas avançar aos poucos ... cada vez havia mais pessoas.

Faltava meia hora já toda a gente estava em "pulgas" para o inicio da partida, um helicóptero já nos sobrevoava e filmava ... reparo morro (na base do Cristo Rei) já havia também algumas dezenas de pessoas que queriam ver o inicio da partida. A primeira vez que participava numa corrida de tão grande.

Assim que o relógio marcava as 10h lá começou a partida. Toda a gente a atropelar-se para tentar andar o mais rápido na ponte ... nada que já não tivesse à espera. Uns iam calmamente a apreciar a vista, outros só queriam correr o mais rapido possível. 

A emoção que sentia era enorme ... correr na Ponte 25 Abril ... uma vista magnifica ... não há palavras para descrever.

Assim que se passou a ponte, as pessoas começaram-se a dispersar e ser mais fácil de correr mais livremente.

Os 10 km foram fáceis, mas a partir dai as coisas começaram a complicar-se. A pesar haver muita água e Powerade ao longo da corrida, o sol estava muito intenso e fazia-se sentir bastante. Algumas dores dos pés e na perna começaram a fazer-se sentir, e nem as várias bandas ao longo do percurso nem os populares que de certa forma animação que corrida ao longo da Av. da Índia, conseguiam abstrair disso.

A partir do 15º km começava mais a andar que correr, mas não dava mais. Ainda olhei para o relógio a ver em que tempo ia e ainda dava para bater o Record Pessoal da minha última prova, se mantivesse um ritmo considerável.

Entre Algés e Cruz Quebrada, a última curva em direcção à Meta. O cansaço já era muito ... faltava pouco mais que 4 km para o fim, um último esforço.

No 18º km foi o meu fim por grande tristeza minha ... ia tentar fazer o últimos km sem parar, mas não deu. Cãibras em ambas as pernas, obrigou-me mesmo a parar, mais um esforço a correr, e novamente cãibras ... "bolas, porquê agora?". Lá tive que ir aos poucos resistir para chegar à recta final na Praça do Império, a poucos metros do fim ... "com ou sem cãibras vou correr até ao fim". E finalmente a meta.

Tempos da Prova: 
10 Km - 56:08 (não oficial)
21 Km - 02:17:23
Ritmo médio - 6:25 min./km (não oficial)

Foi uma prova fantástica, apesar do calor que se fez sentir.
Milhares e Milhares de pessoas, correr na Ponte 25 de Abril, e todo o ambiente que envolve a corrida. Se possível para o Ano lá estarei.

4 comentários:

  1. Olá João :)

    Muitos parabéns pela tua prestação!
    Identifico-me com muitas coisas que escreveste :) Para mim, foi mesmo os primeiros 21k de sempre!! :p O calor fora de época... Não treinamos nestas condições e isso ressentiu-se ... Não me queixo dos abastecimentos , pois foram suficientes! Mas estava demasiado sol e calor!
    Felizmente, não sofri de caimbras, mas sofri de bolhas nos pés e uma unha encravada (que só me apercebi quando cheguei a casa).

    No final, acabei por deixar a minha marca com 1h54m47 :)
    Podes ver o meu veredicto no meu blog :)

    Para o ano estamos lá outra vez a bater records!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gostei muito do meu tempo de prova ;) porque já fiz dois treinos e uma prova de 21 km o mês passado em Cascais, e em todas estas corridas fiz tempos inferiores a 2h15 ... e agora faço mais que isso, mas pronto, que venha as próximas provas.
      Também irei ver o teu blog também ;)
      Abraço!

      Eliminar
  2. Não desanimes, João! Para mim os piores momentos da prova são quando passamos ao lado da meta e seguimos em frente naquela recta quase interminável até ao retorno. Para as cãibras recomendo comeres alimentos ricos em magnésio ou tomares em comprimidos / cápsulas.
    Estava cheio de medo delas no ano passado quando me estava a preparar para a primeira maratona e tomei cápsulas durante o mês antes e comigo funcionaram de forma impecável.

    O ambiente na ponte é sempre muito divertido, apesar do slalom que às vezes é preciso para ultrapassar quem vai à frente mas a caminhar.

    Boa recuperação e venha a próxima prova! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das centenas de km que já fiz nestes últimos meses, foi a primeira vez que senti cãibras. Mas pronto, vou começar a tomar umas pastilhas efervescentes de magnésio antes das provas. As cãibras foi o que mais me desanimou, mas já passou, agora que venham as próximas corridas ;)
      Abraço! ;)

      Eliminar